Caros alunos,

iniciamos mais um desafio, a disciplina de Estágio em sua primeira etapa. Este é seu plano de curso (Plano de curso_CS_Estágio I). Quero aqui disponibilizar artigos sobre as questões que dizem respeito ao ensino de sociologia no ensino médio. Há muito o que ser discutido, muito mesmo, portanto, haja leitura. Farei algumas indicações:

O sociólogo francês Bernard Lahire se pergunta, de forma provocativa, para que serve a sociologia nesse interessante e instigante artigo: Para que serve a sociologia_Bernard Lahire

Esta entrevista do sociólogo francês François Dubet foi para mim um soco no estômago, pois ele trata de forma muito crua as dificuldades do professor no ensino médio, mas recuperado do soco, é preciso de levantar e se preparar para esta experiência difícil, daí a importância do artigo: Quando o sociólogo quer saber o que é ser professor.

Faremos uma discussão sobre os saberes docentes e sua relação com o ensino, daí a importância da famosa obra Pedagogia da autonomia de Paulo Freire: Pedagogia da Autonomia_Paulo Freire.

Um dos principais desafios do ensino de sociologia no ensino médio é a passagem de um conhecimento acadêmico/científico para um conhecimento palatável para o público secundarista, é aí que entra a questão da Transposição didática. Sobre essa temática indico: Transposição didática em ChevallardLa transposicion didactica_ChevallardO entorno da transposição didática da disciplina de sociologia.

É bastante importante que o professor de sociologia conheça os Parâmetros Curriculares Nacionais, assim como as Orientações Curriculares do Ensino Médio: Parâmetros Curriculares Nacionais Ensino Médio_Ciências Humanas e suas TecnologiasOrientações Curriculares para o Ensino Médio_Ciências Humanas e suas Tecnologias.

O material didático é um dos pontos centrais do trabalho do professor, nesse sentido é essencial também que o professor conheça o livro didático de sociologia, os critérios de escolha e os parâmetros estão aqui nesse documento: Guia de livros didáticos PNLD 2012_SOCIOLOGIA. Esse artigo faz uma análise interessante dos livros didáticos de sociologia: Como anda a mediação didática.

Outro ponto muito importante é conhecermos a realidade local do ensino de sociologia. Aqui está a matriz curricular do estado nesta disciplina: Piauí_Matrizes Disciplinares do Ensino Médio. Apresento ainda uma dissertação de mestrado que analisou a realidade dos professores de sociologia de Picos: O saber_fazer do professor de sociologia das escolas públicas estaduais de Picos. Esse artigo é sobre os referenciais curriculares do estado: Referenciais curriculares do ensino médio da rede estadual do Piauí.

Indico esse roteiro de atividades elaborado por um laboratório de estudos da USP, muito interessante, roteiro que tomaremos como modelo para nós: Roteiro de atividades didáticas_Consumo_Laboratório da USP.

Por último, um dos dois livros didáticos de sociologia aprovados no PNLD de 2012: Sociologia para jovens para o séc. XXI_Livro didático.

Essas são algumas dentre muitas leituras que deveremos fazer na construção de nossa prática de professores de sociologia no ensino médio, o desafio é grande, portanto a preparação deve corresponder ao seu tamanho. Vamos juntos.

Anúncios