Car@s alun@s,

em primeiro lugar, disponibilizo o plano de curso da disciplina para que você possa compreendê-la (Plano de curso_Psicologia_Introdução à Antropologia). Na primeira aula gostaria de trabalhar om vocês esses dois textos extraídos do excelente blog Café com sociologia (recomendo, explorem, há muito material interessante) – os dois textos estão no mesmo arquivo aqui – Onacirema e Carta de um antropólogo perdido.

Os primeiros textos que leremos serão extraídos do livro “Aprender antropologia” de François Laplantine (Laplantine, François. Aprender Antropologia). Na aula de quinta-feira, quero que vocês tenham em mãos e tenham lido a introdução “o campo e a abordagem antropológicos” e o capítulo 1 – “a pré-historia da antropologia.

Dessa primeira unidade leremos ainda outro texto que lhes indicarei depois. Da segunda unidade, “experiências etnográficas” leremos primeiro o capítulo 9 do livro “A interpretação das culturas” do antropólogo britânico Clifford Geertz (clique aqui).

O segundo texto será extraído da obra “Corpo e alma” de Loic Wacquant (Wacquant, Loic. Corpo e alma: Notas etnográficas de um aprendiz de boxe). Ainda decidirei quais partes do livro leremos.

O terceiro texto é o trabalho etnográfico de Ronaldo Almeida sobre a igreja universal do reino de Deus chamado “A igreja universal e os seus demônios”. Esse livro não tem em pdf, portanto teremos que usar a xerox mesmo.

Por último, leremos a pesquisa de Mirela Berger sobre corpo, beleza e feminilidade (Artigo_Felicidade é entrar num vestido P).

No próximo post, disponibilizo os demais textos referente a unidade III.

Boa leitura!

Anúncios