Car@s alun@s,

venho compartilhar mais material sobre nossos autores para rechear ainda mais nossa disciplina. Uma forma interessante de sabermos mais sobre estes, suas vidas, obras, teorias e conceitos são os vídeos, entrevistas e documentários.

Zygmunt Bauman gravou uma impactante entrevista para o programa Fronteiras do pensamento em que revela muito do seu pensamento acerca dos tempos em que vivemos. Digo que a entrevista é impactante porque ele faz afirmações marcantes e que nos fazem pensar muito sobre nossa sociedade e vida pessoal.

Pesquisando os links para fazer essa postagem para vocês, encontrei outra entrevista realizada por um professor brasileiro – João Manfio, a conferir.

Estamos carentes de vídeos, entrevistas e/o documentários em português sobre Norbert Elias e Anthony Giddens, mas não é o caso de Pierre Bourdieu. Sobre o autor há muitas vídeos-aulas, palestras e um importante e conhecido documentário “A sociologia como esporte de combate”.

Neste temos um sobrevoo sobre a intensa vida acadêmica/política do autor nos últimos anos de sua vida (1998 a 2001 – ele morreu em 2002). Recomendado demais. Leia ainda essas pequenas reportagens sobre a vida e a repercussão da obra do autor na sociologia (aqui e aqui).

Vale a pena ainda conferir essa vídeo-aula muito bem montada didaticamente falando sobre o conceito de capital cultural, conceito muito importante para compreender a teoria do autor, particularmente, sua contribuição na reflexão sobre a instituição escolar (uma das principais repercussões do pensamento do autor no Brasil).

Boa “leitura”!

Anúncios