Car@s alun@s, espero que tenhamos uma grande disciplina, contem comigo para isso.

Disponibilizo aqui textos que usaremos na disciplina e algumas leituras complementares. Vamos iniciar a disciplina pelo sociólogo polonês Zygmunt Bauman. Dele iremos estudar sua concepção de modernidade, a “modernidade líquida”, assim como iremos estudar as concepções de tempo e espaço nessa modernidade. Nesse sentido iremos ler a introdução do livro homônimo bem como o capítulo 3 tempo/espaço. Baixe o livro aqui.

Zygmunt Bauman

Na sequência, iremos trabalhar a concepção de modernidade, “modernidade tardia”, na obra do sociólogo inglês Anthony Giddens. Iremos ler a obra “O mundo na era da globalização” disponível aqui. Iremos ler os capítulos 1. “globalização”, 2. “risco”, 4. “família”. Este site tem uma série de livros de autores diversos das ciências sociais, inclusive do Giddens (clique aqui). Os livros com relação direta com o enfoque de nossa disciplina são “as consequências da modernidade” e “o mundo em descontrole”, confiram.

Anthony Giddens

O próximo autor é o sociólogo francês Pierre Bourdieu. Se por acaso você fizer a besteira de escolher um desses autores para não ler (você não fará isso), não escolha Bourdieu, pois ele tem uma influência muito grande na sociologia brasileira e você precisará ter lido esse autor para fazer concursos e seleção de mestrado e doutorado. Iremos ler dois capítulos da obra “Questões de sociologia” disponível aqui, a saber, “Alta costura e alta cultura” e “como se pode ser desportista”. Recomendo esses artigos e “uma introdução a Pierre Bourdieu“, “A sociologia de Pierre Bourdieu“, o livro da coleção grandes cientistas sociais organizada por Renato Ortiz (aqui) e “Pierre Bourdieu: a herança sociológica“.

Pierre Bourdieu

Encerraremos a disciplina com a sociologia do alemão Norbert Elias. Iremos estudar o conceito de civilização, daí iremos ler o livro “o processo civilizador, vol. II” disponível aqui. Iremos a parte II, sinopse “sugestões para uma teoria dos processos civilizadores”. Ainda farei a seleção dos textos.

café com muita leitura, combinação cara ao sociólogo

Norbert Elias

Esse site (http://prestesaressurgir.blogspot.com.br/2013/09/obras-de-bauman-bourdieu-e-norbert.html) tem uma série de livros de Bauman, Elias e Bourdieu para baixar.

É isso, mãos (olhos) a obra!!! Muito trabalho, mas espero, muito aprendizado para mim e para vocês. Leiam o plano de curso da disciplina (Plano de curso_CS_Sociologia III).

Anúncios