Caros(as) alunos(as),

seguem aqui algumas referências importantes e produtivas sobre a sociologia clássica e os sociólogos clássicos.

Imagem

O melhor livro de introdução à sociologia que temos no mercado hoje é “Um toque de clássicos” organizado por Tania Quintaneiro. Nesse livro, os autores conseguem propiciar uma obra introdutória sem deixar de aprofundar determinadas questões, ou seja, o livro é muito didático e aprofunda na medida certa para um livro introdutório. Baixe clicando aqui.

Imagem

Outra excelente obra de introdução à sociologia é o livro de Alberto Tosi Rodrigues, “Sociologia da educação”. Embora o livro refira-se diretamente à educação, o autor também nos proporciona uma excelente obra introdutoria com a vantagem de estender a análise para além dos três clássicos, chegando a Pierre Bourdieu, Karl Mannhiem e Antonio Gramsci. Clique aqui para baixar.

 

Sobre Karl Marx, há duas obras interessantes que reconstroem a vida do autor e destacam pontos importantes de sua teoria. O primeiro é do teórico marxista brasileiro Leandro Konder, trata-se da obra “Marx, vida e obra”  (clique no título). 

O segundo é o excelente livro “O casaco de Marx: roupas, memória e dor” (clique no título) de Peter Stallybrass. Nesta obra, o autor analisa o quanto a miséria, que Marx analisou e buscou “solucionar”, fez parte do dia a dia do filósofo alemão. Vejam essa resenha e sintam instigados como eu fiquei: http://revistacult.uol.com.br/home/2014/01/o-casaco-de-marx/.

Imagem

Sobre Max Weber, no livro “Ensaios de Sociologia” organizado por Wright Mills e H. H. Gerth, há um texto completo e muito rico sobre a sua vida e sua trajetória acadêmica no trecho inicial “o homem e sua obra”. O livro completo está disponível aqui.

Capa do livro Ensaios de sociologia de Max Weber

Irei procurar referências biográficas sobre Émile Durkheim e lhes repasso em um próximo post, boa leitura!

Anúncios