Caras(os) amigas(os), peço que divulguem junto aos seus contatos o Grupo de Trabalho que estou a coordenar juntamente com mais dois colegas doutorandos no I ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA NORTE E NORDESTE DE ANTROPOLOGIA que ocorrerá em Fortaleza no início de agosto. Maiores detalhes no site http://www.reaabanne2013.com.br/site/?page_id=126

Inclusive os amigos que são professores, por favor, divulguem para os seus alunos, conforme a proposta abaixo, estamos abertos para as mais diversas abordagens.

Segue a proposta do GT – Esporte e Ciências Sociais: abordagens interdisciplinares de estudo:

Parte importante do processo civilizador, elemento dinamizador da grande indústria do entretenimento ou indústria cultural, aposto essencial hoje aos estados nacionais como suporte identitário, o esporte moderno tem se configurado como fenômeno sociocultural privilegiado na análise do cenário contemporâneo. Seja refletindo de forma exacerbada determinados fenômenos ou sendo parte integrante destes, o esporte vem figurando como objeto dos mais variados estudos nas Ciências Sociais. Reflexões e análises de importantes cientistas sociais tais como Norbert Elias, Pierre Bourdieu, Loїc Wacquant, Gilberto Freyre e Roberto DaMatta sobre o esporte contribuíram para ratificar a relevância desse campo como objeto de investigação social. Ratificando esse cenário, o presente Grupo de Trabalho objetiva tornar-se espaço de debates sobre análises, estudos e pesquisas em andamento ou concluídos que tenham o esporte como catalizador empírico e/ou teórico de reflexão em sua relação com as culturas e as sociedades. O objetivo é reunir análises sobre a questão esportiva relacionadas às mais diversas problemáticas numa perspectiva interdisciplinar e plural contemplando temáticas como esporte e violência, integração social, organizações sociais, políticas públicas, identidade, Megaeventos e seus legados, questões de gênero, educação formal e informal, corporalidade, carreira profissional, relações de poder, mídia e produção de idolatraria, globalização, sociabilidade, amadorismo e profissionalismo, dentre outras.

Anúncios