Por que as pessoas apedrejam a casa de alguém que cometeu uma determinada falha moral como no caso da garota de 11 anos (ver matéria Sexo cada vez mais cedo_Revista Isto É) que teve o vídeo em que fazia sexo com o namorado publicado na internet? O que explica tal reação?

Se seguirmos as linhas da sociologia de Durkheim obteremos que a reação ao “crime” ou aos desvios de conduta é uma importante e “saudável” (a reação em si, não o apedrejamento) demonstração de que as pessoas não estão dispostas a abrir mão de determinados valores e preceitos morais. Assim, quem os desrespeita deve ser punido. Quando uma sociedade ou grupo social não reage a quebra das regras estamos caminhando para o estado de “anomia social”.

Esse é um bom ponto de partida para entendermos a teoria sociológica de Émile Durkheim e posteriormente sua sociologia da educação.

A educação é um processo essencial para todas as sociedades humanas, pois é através dela que, segundo o autor, elas produziram o indivíduo que precisam. Para entendermos esse raciocínio do autor devemos antes compreender os conceitos básicos que constituem a sua sociologia. Para tal ofereço-lhes a leitura desse texto e slides de minha autoria (As ideias de Émile Durkheim sobre a sociedade e a educação_Radamés Rogério – A sociologia de Émile Durkheim).

Para os meus alunos da UESPI recomendo tentar responder esse estudo dirigido (Estudo Dirigido_Sociologia de Émile Durkheim) acompanhando a leitura do texto sugerido em sala e este que publiquei acima.

Por último, após já termos caminhado na teoria geral do autor recomendo esse slide que versa sobre elementos de sua sociologia da educação (A educação em Émile Durkheim).

Estarei a disposição para tirar as dúvidas de vocês, seja pessoalmente, no caso de meus atuais alunos, seja virtualmente, no caso de meus ex-alunos e visitantes do blog.

Boa leitura!

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