Este blog, enquanto ferramenta didática, foi inspirado no blog de meu ilustríssimo colega de labuta prof. Thiago Mota. Apresento agora um post de seu blog e o vídeo com a entrevista do filósofo Slavoj Zizek ao programa Roda Viva da TV Cultura. Vale a pena assistir a entrevista e vermos de que forma Zizek nos conclama a buscar saídas para esse mundo (essa fórmula) capitalista liberal democrático.

Aproveitem para acessar e conhecer o fabuloso blog de meu competente colega de docência: http://www.thmota.wordpress.com

Segue o post de Thiago Mota sobre “para que serve a filosofia”:

“Para prevenir catástrofes e fazer ver as coisas de outra maneira, segundo o filósofo Slavoj Zizek.

Portanto, a filosofia pode ser algo extremamente útil. Por exemplo, de modo geral, o tempo em que vivemos considera mais fácil imaginar o fim do mundo (lembre-se da quantidade de filmes apocalípticos que você já viu) do que o fim do capitalismo. Embora tenha atravessado sucessivas crises, que se tornaram ao longo do tempo cada vez mais globais, o modo de produção capitalista continua a avançar. Um “novo espírito do capitalismo” está a se forjar, e não sem o sacrifício de inúmeros, dentre os quais os despejados norte-americanos, os desempregados gregos e os policiais brasileiros são apenas os mais recentes.

Seria possível pensar nosso próprio tempo de outra maneira? Por certo, a prática da filosofia pode nos ajudar nessa tarefa.

Nesse sentido, assista à entrevista de Zizek ao Roda Viva, da TV Cultura.” 

Anúncios